Marketing de Conteúdo
Quando pensamos em marketing digital, a grande maioria das estratégias estão relacionadas ao conteúdo. Ou seja, não adianta você estar presente nas principais redes sociais e compartilhar milhares de informações, se o conteúdo não for relevante ao seu público-alvo.
Por isso, o marketing de conteúdo é responsável por produzir assuntos pertinentes e que irão auxiliar o seu prospect em todo o processo de compra, através de uma abordagem espontânea e indireta, com o intuito de informar e educar o seu futuro cliente.
Não importa se a informação será disponibilizada através da sua rede social, site ou blog é preciso enriquecer o seu público-alvo através de um conteúdo que irá agregar valor à sua marca e assim gerar mais vendas.
Como fidelizar os seus clientes e alcançar novos prospects?
Mas você deve estar se perguntando, como irei fazer isto? A resposta é simples! Há uma regrinha no Marketing de Conteúdo que define a melhor estratégia para o seu negócio: é preciso atrair, reter e gerar receita. E para isto, mãos à obra!
Em primeiro lugar, analise a presença do seu negócio no universo digital, o que inclui website, blog, redes sociais e outros canais que são responsáveis por divulgar a sua marca. Depois disto é hora de pensarmos no conteúdo.
Há quanto tempo você não atualiza os materiais do seu site? Com o avanço da tecnologia, além do tipo de linguagem de programação, muitas coisas mudaram quando o assunto é internet. Uma delas é a forma de apresentação do conteúdo.
É preciso otimizar a sua página para que ela melhore o posicionamento no ranking dos motores de busca, e aí é que o conteúdo entra! A redação deve ser eficiente e abordar técnicas de SEO.
Quem procura, acha!
SEO? Isto mesmo! SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) através de técnicas que visam alcançar bons alcances orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog, por intermédio do uso de palavras-chave ao longo do texto. São estes termos mais buscados nos sites de busca utilizados no seu conteúdo que irão fazer da sua página ser referência no mecanismos de busca.
Outra dica importante na estrutura do seu site é a utilização de textos alternativos nos posts com imagens. É a descrição completa que auxiliará os motores de busca entenderem do que se trata a figura e assim, conteúdo relevante para os leitores.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, uma vez que é preciso adaptar para uma nova linguagem, que resultará em um crescimento orgânico e sustentável.
É preciso ter paciência para alcançar os resultados.
Curta e Compartilhe
Para ter milhares de seguidores, além da interação é preciso disponibilizar conteúdo relevante. Por isso tão importante como conhecer o seu público-alvo é imprescindível conhecer a maneira como ele se comunica.
Cada empresa possui formas diferentes na hora de abordar o seu cliente. Por exemplo, você não pode conversar com um empresário do mesmo jeito que você falaria com um estudante, tudo deve ser analisado.
Outro ponto culminante é se colocar no lugar do seu público. Faça alguns questionamentos: Este conteúdo é relevante para mim? Quais as vantagens deste conteúdo? Esta postagem pode auxiliar na resolução de algum problema?
Assim você terá uma visão abrangente do que o seu prospect espera encontrar na sua página.
Além da linguagem utilizada, pense no tema do seu conteúdo. Preste atenção no que está acontecendo: algum evento ou uma situação atual e não perca o time de uma boa sacada. E isto vale também na hora de defender um ponto de vista, é preciso analisar para que não seja contrário à opinião da maioria do público.
Tenha objetivos!
O conteúdo compartilhado deve ter um propósito e por isso, a estratégia é essencial: aumentar a visibilidade, promover um evento, divulgar um produto.
Não importa, o marketing de conteúdo deve ser essencial e se tornar uma experiência única para o internauta.
Lembre-se, independente do meio de comunicação, o real objetivo é fortalecer e criar vínculos com a sua marca, e o marketing de conteúdo é um ótimo caminho para isto. Afinal, conquistar likes é fácil, mas fidelizar os seus futuros clientes através do seu conteúdo é o grande desafio!