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Você sabe se comunicar de forma eficaz com seu público-alvo?

Com os inúmeros formatos e canais disponíveis para comunicação com seus prospects e potenciais clientes, se torna um desafio cada vez maior alcançar pessoas qualificadas para comprar seu produto ou serviço.

Pensando nas possíveis barreiras que você possa estar encontrando dentro da sua comunicação, identificamos algumas maneiras de se comunicar de forma eficaz com seu público, tornando suas vendas mais fáceis e fidelizando seus atuais clientes.

Comece pelo básico da comunicação

Por mais que você ame seus produtos e serviços, você não poderá, ou conseguirá, vendê-los para todo mundo. É essencial guiar sua comunicação e um jeito fácil de fazer isso é por meio de pesquisas de público.

Existem diversas formas de começar a conhecer seu público-alvo, por entre o histórico de clientes que já compraram ou fizeram negócios com a sua empresa, por meio de dados em redes sociais, pelas curtidas e engajamento do público em seus perfis, por encomendas de pesquisas específicas com empresas especializadas ou com a instauração de ferramentas que auxiliem no processo de “lapidação” do cadastro de cada prospect em suas bases de dados.

Com esses levantamentos será mais fácil mapear dados importantes de seus possíveis compradores, como: idade, gênero, local onde mora, interesses, necessidades, histórico de compras…Esses e outros requisitos ajudam a estruturar a jornada de compras do seu cliente, fazendo com que a comunicação adequada seja enviada no cada estágio dela.

Evolua para a comunicação baseada em perfis

Com os dados coletados você pode começar a pensar melhor em cada perfil de potenciais clientes para sua empresa. Sabendo, por exemplo, que a maior parte do seu público é masculino, interessada por futebol, com escolaridade até a graduação, com idades entre 30 e 60 anos, você já tem condições de criar uma estratégia básica de comunicação que chame a sua atenção.

Mas, além desse tipo de ação, você precisa criar uma sequência de conteúdos que façam sentido para esse público, e com isto já estamos falando sobre Inbound Marketing, um tipo de marketing que preza pelo conteúdo, do qual já falamos aqui no Blog, nesse artigo aqui.

Crie personas para personalizar sua comunicação

O grau mais eficaz, atualmente, de comunicação conta com criação de personas, planejamento de conteúdo, entendimento da jornada de compra e as dores dos seus prospects e clientes.

Para criar todo esse fluxo de ações é possível buscar auxílio com profissionais da área, onde você levantaria os dados das primeiras duas dicas e entregaria para uma agência, ou empresa especializada, criar toda a estrutura necessária para a melhor comunicação da sua marca com seu público-alvo.

Desta forma, você terá uma comunicação personalizada, que fala aos interesses e “dores” do seu público, fazendo com que sua marca e empresa sejam lembrados na hora da decisão de compra, ganhando autoridade e gerando confiança, por meio de materiais informativos e relevantes que levarão para uma comunicação eficaz: mais personalizada e moderna.

Glossário resumido de termos

Para que esse artigo seja ainda mais produtivo para seus próximos planejamentos, vamos deixar abaixo o significado de algumas palavras que ainda possam parecer confusas na sua leitura.

 

Canais – locais onde você pode disseminar comunicação, publicidade, divulgação. Exemplo: Redes sociais, TV, Jornais, Revistas, E-mail marketing…

Base da Dados – listas com dados importantes de potenciais clientes e clientes.

Jornada de compras – período que o cliente leva para conhecer sua marca, pesquisar sobre seu produto e seus concorrentes e definir a compra em si.

Inbound Marketing – marketing de atração, construído com conteúdos relevantes para o público-alvo.

Personas – personagens que representem seu público-alvo. Um perfil transformado em uma pessoa, para otimizar a personalização na comunicação.

Dores – problemas dos prospects, necessidades, preocupações

Esperamos que este artigo tenha ajudado na sua busca pela comunicação ideal com seus clientes. Caso precise de uma assessoria mais aprofundada e um mapeamento das melhores ações, não hesite em entrar em contato com a Nell, nossos mais de 10 anos de mercado nos deixam confortáveis para te ajudar em seus desafios.