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Como o Marketing de Conteúdo atrai clientes para a Logística

Que o Marketing impulsiona a Logística, ninguém tem dúvidas. É através de técnicas e estudos na construção de produtos que todas as empresas garantem seus espaços no mercado e constroem relações com seus clientes. Apesar disso, a pandemia de Covid-19 mudou muitos processos, dentre eles a forma de consumo.

É nesse momento que o Marketing de Conteúdo surge para continuar essa relação com o público alvo do ramo da Logística, ou até mesmo criar um novo público a partir de dados e métricas de tendências sobre o comércio internacional, por exemplo. 

Mas o que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma das vertentes do Marketing Digital, voltado para engajar o seu público alvo através de conteúdos interessantes e relevantes para quem está consumindo, a fim de gerar mais valor para o seu cliente e assim despertar nele o interesse de fazer negócio com sua empresa.

Outra forma de aproveitar o Marketing de Conteúdo é para testar produtos que agradam ou não os clientes, por exemplo, ou realizar pesquisas de satisfação. Você pode identificar um possível mercado alvo também, ou criar promoções como estratégias de divulgação da sua marca.

Quando um cliente compra um serviço você pode ainda prepará-lo para utilizar da melhor maneira, fornecendo dicas ou até mesmo dando instruções específicas, condições especiais e até mesmo estabelecendo uma relacionamento pós-negociação.

Existem inúmeras formas de se aproveitar do Marketing de Conteúdo para engajar o seu cliente e aproximá-lo do seu segmento de atuação.

Como atrair por meio do Inbound Marketing

Se você já pesquisou sobre Marketing de Conteúdo na internet ou até mesmo conversou com um amigo sobre Marketing Digital, certamente você conhece a expressão Inbound Marketing. Mas o que ela significa?

De acordo com o site Rock Content, Inbound Marketing é “qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva”. Sendo assim, quatro pilares básicos resumem esse processo de atrair o cliente até gerar negócio. 

Estes são:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar;

Por meio de plataformas que facilitam a conexão com o seu público alvo, é possível visualizar e entender cada passo desse processo e agir quando alguma coisa sai do planejado – como quando um cliente não abre nenhum dos e-mails que você envia para ele, por exemplo.

Além do mais, quando se percebe que determinado grupo de clientes está interessado no seu serviço, é possível criar algum tipo de promoção exclusiva para eles. Assim, se sentirão mais tentados a comprar de você do que do seu concorrente, que não investe para criar essa conexão.

Se você trabalha com Comércio Exterior, uma forma de criar essa conexão é ofertar conteúdos sobre principais as principais rotas e embarques e as formas como seu negócio pode impulsionar essas parcerias – seja por meio de entregas eficientes ou lidando com a documentação burocrática.

Existem três dados importantíssimos que podem ser impulsionados através do Inbound Marketing e, assim, alavancar  também o seu negócio:

  • Aumento do tráfego do seu site;
  • Aumento do engajamento com a sua marca;
  • Aumento do lifetime-value (LTV).

Canais

Agora você deve estar se perguntando como se conectar com esse público alvo que está em algum lugar da internet, e a resposta está na escolha certa dos Canais, onde você vai investir os seus recursos.

Você deve fazer ideia da quantidade de possibilidades que a internet oferece para o seu negócio, mas não deve ser por esse motivo que você vá investir em todas elas. Grande exemplo disso são as redes sociais. 

Basta se perguntar: para o meu negócio, é mais interessante que ele possua um perfil ativo no LinkedIn ou no TikTok?

Quando falamos de Marketing de Conteúdo, o Blog, por exemplo, é uma ferramenta perfeita para começar a investir em conteúdo de qualidade para atrair o seu público alvo. Além do mais, o Blog possui integração com sites, o que faz com que, ao invés do seu possível cliente achar a solução em um site qualquer, ele encontra a resposta em um conteúdo rico, dentro do site da sua empresa.

As redes sociais também são ótimas ferramentas de atração e captura de novos clientes. A facilidade com que o conteúdo se dissemina na rede é ainda mais poderoso quando você enfoca a segmentação. Imagine poder anunciar apenas para possíveis clientes interessados em transporte aéreo ou marítimo!

Existe muito mais sobre Marketing de Conteúdo que pode ser explorado e abordado, mas, caso você prefira poupar tempo e recursos, existem agências especializadas no trabalho com estas técnicas e ferramentas.

A Nell Comunicação é uma agência que, dentre outras vertentes do Marketing, trabalha também com o Marketing de Conteúdo e oferece diversas possibilidades que podem impulsionar o seu negócio, especialmente quando integradas à expertise de anos no trabalho com clientes do ramo da Logística e Comércio Exterior. Se você tem interesse em contar com esse apoio, entre em contato agora mesmo e solicite uma proposta que encaixe no seu negócio!