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7 erros de marketing que devem ser evitados!

Para traçar uma boa estratégia de marketing há uma série de etapas que devemos otimizar, medir e ser assertivo com os objetivos estabelecidos na etapa de planejamento. Durante este processo é muito comum cometermos alguns erros, principalmente, para empresas que estão iniciando a operação.

A boa notícia é que isso pode ser corrigido seguindo algumas etapas que iremos abordar agora. Uma dica útil nesta etapa é: seja o mais imparcial possível, analisar métricas é um exercício matemático, não leve para o lado pessoal. Veja os números, como eles realmente são.  

1. Pesquisa de palavras-chave

Em algum momento, você já deve ter ouvido falar a respeito da utilização das palavras-chave, certo? Pois é, saber quais termos usar e como o seu público chega até o seu site são informações preciosas para alcançar mais tráfego. Este é o segredo para que a sua empresa apareça na primeira página, nos principais motores de busca.

Mas, além de realizar essa pesquisa e saber quais palavras-chave são pertinentes para o seu produto ou serviço é preciso monitorar quase que, diariamente, o rendimento de cada uma delas. Este tipo de técnica de SEO demanda uma grande quantidade de energia, principalmente no início de um projeto, para alcançar a melhor otimização do site.

Hoje, há diversas ferramentas que podem te auxiliar nesta tarefa, mas antes disto é preciso entender o funcionamento do ranqueamento dos termos. O Google Analytics, SEM Rush e o Keyword Planner são ótimas plataformas para entender quais palavras são adequadas para a sua página, de acordo com o segmento. 

Bônus: para medir o rendimento de uma palavra-chave, o Moz é uma ferramenta excelente. Além de mostrar o impacto de cada termo, o aplicativo possui um plugin que possibilita realizar as pesquisas em tempo real.

2. Definir personas

Você sabe o que é persona? No passado, o termo público-alvo era utilizado para definir com quais pessoas falaríamos, de acordo com cada comunicação. Mas o que mudou? Hoje, quando falamos em persona devemos ter em mente que iremos traçar as características físicas, psicológicas e preferências de um cliente ideal, interessado no seu produto ou serviço.

A persona apresenta detalhes específicos baseados em clientes reais, montando o perfil ideal do seu cliente

Definir personas não é só uma atividade lúdica. Ela precisa ser encarada com seriedade e levar em conta todos os dados que você tem à disposição sobre o público-alvo. Uma vez definida, será mais fácil dialogar com quem realmente está interessado no seu produto ou serviço, o que torna a conversão assertiva, a partir das etapas do seu funil de vendas.

Existe uma ferramenta que pode te ajudar a iniciar esta etapa e criar uma persona ideal para o seu segmento. Conheça o “fantástico Gerador de Personas” da Rock Content. 

3. Produção de conteúdo

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora é hora de criar um cronograma de conteúdo. Afinal, não adianta traçar estratégias, se você não tem definido quais informações irá entregar ao seu público. Lembre-se que, nesta etapa é essencial priorizar a qualidade e relevância dos textos.  Pesquisar quais temas são pertinentes ao seu público e manter uma frequência de postagens, no mínimo semanalmente é o início da jornada.

Fique atento: A Nell Comunicação pode criar esta etapa para você, entre os nossos serviços, temos a curadoria de redes sociais.

4. Como gerar leads?

Receber várias curtidas nas redes sociais e obter um bom fluxo de pessoas diariamente no site, são bons indicativos para o seu negócio, mas não significa que você está gerando leads.

Saiba que, quanto mais informações relacionadas aos serviços, com conteúdo inédito e de bom ranqueamento, maior a possibilidade de fazer uma conversão.

Existem algumas ferramentas que são importantes na captação e gestão de leads, como por exemplo, o RD Station. Mas não adianta contratar o serviço, se você não sabe como utilizá-lo. Busque sempre a ajuda de um profissional com experiência para dominar todas as etapas do processo.

5. Otimização da landing page

Certamente, você já se deparou com aquela caixinha de contato em diversos sites que aparece justamente quando está deixando a página. Em tese essa é a função de uma landing page, aguçar a curiosidade do cliente em potencial.

É uma estratégia equivocada utilizar este artifício apenas como isca digital. A pergunta aqui é: como você quer encantar, sem oferecer conteúdo relevante?

Aponte soluções, apresente serviços, seja criativo na hora de montar uma landing page, e consequentemente, o resultado será eficaz.

6. Mala direta? Não!

Comprar uma lista com uma enorme quantidade de e-mails, no primeiro momento pode parecer atrativo, mas saiba que as chances de falar com o seu público-alvo é quase nula.

Sem contar que é extremamente arriscado para a reputação da sua empresa, pois as pessoas que irão receber o seu e-mail marketing, podem não estar habituadas com este tipo de conteúdo e marcá-lo como spam, ou até mesmo solicitar o “unsubscribe”. E aí, já se foi a oportunidade de um potencial cliente.

Mas, você deve estar se perguntando: Como construir um bom mailing?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a sua lista de e-mail deve ser dividida em 2 tipos, neste primeiro momento: leads e clientes.

Para a lista de clientes, você pode usar algum sistema de cadastro, CRM (Customer Relationship Management) ou até mesmo uma planilha no Excel. Assim, você terá controle sobre as informações, além de entregar conteúdo exclusivo por e-mail.

Agora, construir uma lista de leads pode te dar um pouco mais de trabalho, mas é a garantia de obter os contatos efetivos para o seu segmento. Para isso, ofereça um conteúdo de valor em troca das informações do visitante de seu site.

No início do texto, nós aprendemos a importância da persona e de construir uma landing page, não é? Identificar as dores do cliente e entregar um material que vai solucionar os problemas é a chave do sucesso.

Faça uso de “Call To Actions” nas redes sociais que levem ao seu site. Esta ação poderá potencializar as assinaturas na sua lista de e-mails. E, por último insira box de capturas de informações em todas as páginas do seu site, assim você dará a oportunidade para que as pessoas entrem na sua lista voluntariamente.

Dica: Esqueça as malas diretas!  

7. Web analytics

Abrir o Google Analytics e observar o fluxo de pessoas que entram e saem do seu site pode ser animador, mas talvez você esteja focando na métrica errada. Para uma estratégia de marketing, não basta apenas estar atento ao número de visitantes, ou o tempo médio gasto em determinada página.

Já abordamos neste texto, a necessidade das técnicas de SEO para ranquear o site nos motores de busca, e é a partir dos dados fornecidos, que será possível medir a eficácia do seu planejamento. Fique atento, principalmente, nas fontes de tráfego que a ferramenta irá lhe fornecer.

Não julgue os números pela sua perspectiva, seja o mais imparcial possível, se a sua estratégia está dando errado e as métricas não são tão animadoras, é hora de repensar uma nova forma de comunicação com o seu público-alvo.

Estes são os principais erros, quando falamos em estratégia de marketing digital. Por isso, se você se enquadrou em algum dos tópicos e não sabe como começar, fique tranquilo. Nós contamos com uma equipe que irá traçar o melhor planejamento para a sua empresa. Venha bater um papo conosco!

Quer saber mais sobre marketing digital? Acesse agora o nosso blog!