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8 dicas para realizar Eventos Corporativos Lucrativos e de Sucesso

Eventos corporativos fazem parte de uma boa estratégia de marketing em uma empresa. A interação social em um ambiente voltado para a sua marca com descontração, o networking e conteúdo interessante, fazem com que os seu serviços e produtos sejam melhor lembrados.

Um evento ajuda a estreitar laços com clientes, potenciais clientes, fornecedores e (dependendo do tipo de evento) com colaboradores, além, é claro, de gerar oportunidades de novos negócios.

Entendendo a importância de um evento bem planejado, produzido e montado, decidimos dar 8 dicas de como organizar o seu evento corporativo para que ele seja um verdadeiro sucesso. Vamos lá?

1 – Planejamento

Tenha uma equipe focada em desenvolver todo o projeto com a sua empresa. Explique de forma detalhada o que tem em mente. E lembre-se, na hora de criar um evento corporativo que traga lucros para a sua empresa é preciso ter em mente as seguintes diretrizes:

  • Por que vou fazer ou participar (no caso de feiras) deste evento?
  • Para quem será este evento? Qual meu público-alvo?
  • Quais formatos de divulgação pretendo utilizar?
  • Onde será o evento (caso não seja um local pré-determinado, no caso das feiras)

Pensando antecipadamente e seguindo estes passos, será mais fácil idealizar o projeto e começar com o pé direito a produção do seu evento.

2 – Orçamento

Ainda na etapa de planejamento é importante saber quanto se deseja gastar e o que cabe dentro deste orçamento. Neste tópico a assessoria de uma empresa especializada também é aconselhada, pois boas parcerias e muita criatividade fazem com que os recursos sejam otimizados e os custos menores.

3 – Fornecedores

Tenha certeza de estar contratando fornecedores especialistas no que fazem. Correr o risco de ficar na mão na hora do evento não é o caso aqui. É preciso pesquisar bem antes da data do evento, fazer provas, testes e definir com base em certezas, só assim você terá tudo o que sonhou e planejou, entregue no grande dia.

4 – Contratos e documentação

Ao trabalhar com diversos fornecedores é essencial ficar atento aos contratos e a toda a documentação necessária para que seu evento aconteça. Tudo deve ser documentado com direitos e deveres acordados por ambas as partes. Pode parecer óbvio esse tipo de dica, mas só desta forma você estará seguro com relação a todas as ações que envolvem um evento corporativo de sucesso.

5 – Estratégia

É importante ter estratégias de comunicação ligadas ao seu evento. Reuniões com a agência de marketing que estiver te apoiando são essenciais para definir qual o intuito focal do seu evento, como por exemplo: lançamento de um produto, reposicionamento da marca, manutenção da marca, geração de novos clientes, enfim, definir de forma estratégica como esse evento se alinha à toda a sua comunicação. Assim, você terá certeza de que o investimento será revertido para o objetivo que mais agrega ao seu negócio.

6 – Divulgação e materiais

Acorde com sua agência de comunicação ou com os profissionais que cuidam da sua comunicação, quais são os canais ideais para divulgação. No caso da internet é bom enviar um informativo e lembretes próximos ao evento, além de soltar pequenos teasers em suas redes sociais. Para o evento em si, é sempre bom ter um material impresso bem planejado, que seja chamativo, informativo e que não seja exagerado, pois estamos na era da sustentabilidade e o material impresso deve ser otimizado. Aposte também em brindes, que já são uma estratégia de sucesso em eventos e feiras e não deixe que ninguém saia do seu evento sem um material bacana e surpreendente, que te diferencie dentro do seu mercado.

7 – Montagem

Este tópico se assemelha ao tópico de fornecedores, pois a montagem do evento dependerá de pessoas especializadas, logo, a sua ajuda neste caso será a de acompanhar a montagem e possíveis ensaios técnicos antes do evento. Esta é a etapa que mais exigirá esforço e competência a todos os envolvidos, por tratar, dentre outras coisas de: cenografia, montagem elétrica, estrutura e tudo o que estiver designado dentro do seu projeto.

8 – Evento

Chegou o dia do seu evento! Agora é hora de receber seus convidados, esbanjar simpatia e selecionar seus melhores profissionais para representar sua empresa ou negócio. A equipe contratada para assessoria também deve ter um staff preparado para diversas situações no evento, estande, palestra e etc. Interaja, acompanhe, faça networking e se possível, novos negócios. Eventos são grandes espetáculos, onde a protagonista é a sua marca e seus produtos e soluções, então preze pelos melhores parceiros e utilize essas dicas para garantir cada vez mais lucros e sucesso.

Está achando complicado encontrar empresas que desenvolvam todos os tópicos apresentados neste artigo, não se preocupe, nós podemos te ajudar!

A Nell tem experiência, de mais de dez anos, em marketing e assessoria em eventos de pequeno, médio e grande porte. Nossa bagagem reúne importantes feiras e exposições, com sucesso de público, de organização, de promoção, de pós-venda e muito mais.

Uma das feiras que utiliza a expertise da Nell Eventos é a Intermodal South America, o maior evento das Américas para os setores de logísticas, transporte de cargas e comércio exterior.

Venha tomar um café conosco e planejar seu evento, aproveite para descobrir tudo o que não contamos neste post e nossos cases de sucesso com eventos de nossos clientes.