SEO: Como seu site pode crescer de forma orgânica no Google?
A importância de uma boa estratégia de SEO para o seu site crescer no Google de forma orgânica.
Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você precisa realizar uma pesquisa na internet? Tenho certeza que a resposta será unânime: o Google, acertei?
Essa constatação tão óbvia não é à toa.
Segundo o site Internet Live Stats, são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente e 1,2 trilhão de pesquisas anualmente, em todo o mundo.
Por isso, vamos focar no Google neste texto.
Se você possui um site ou um blog, como fazer para o seu negócio se destacar da concorrência, diante deste volume tão alto de buscas?
A solução existe, e se chama: SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para sites de buscas.
Uma estratégia capaz de fazer com que o seu site esteja no topo dos motores de busca de forma orgânica!
Mas o que exatamente é SEO?
Otimização para mecanismos de busca são técnicas aplicadas ao seu blog ou à página do seu site.
E tem como objetivo destacar seu conteúdo na primeira página dos mecanismos de busca quando o usuário procurar por uma palavra-chave contida nele.
Como o Google escolhe qual site vai estar no topo?
Seu intuito é mostrar as melhores respostas para as pesquisas feitas pelos usuários.
Esse trabalho fica por conta do algoritmo, que é responsável por indexar, ou seja, incluir as páginas no seu banco de dados, e classificá-las.
Dessa forma, quando uma pergunta é feita para o Google, o algoritmo escolhe em qual página do seu banco de dados está a melhor resposta.
Como fazer otimização para motores de busca?
Visando oferecer sempre a melhor experiência para o usuário, esse algoritmo vem apresentando atualizações com melhorias.
São mais de 200 fatores de ranqueamento e todos são importantes.
Logo, para que sua página seja entregue pelos mecanismos de pesquisa, é necessário que ela atenda, principalmente, aos seguintes critérios:
Conteúdo: precisa ser útil, solucionar o problema ou a dor da sua persona, ser rico, relevante e atual, para fazer com que o usuário permaneça mais tempo na sua página.
Títulos e subtítulos: precisam atender alguns requisitos como, por exemplo, ter a palavra-chave.
Heading Tags: ajuda na hierarquia das páginas.
Escaneabilidade: a boa experiência do usuário é primordial, portanto, seu texto precisa ser de fácil leitura e as imagens precisam ter uma descrição exata, oferecendo maior acessibilidade.
O uso de parágrafos curtos e palavras importantes destacadas em negrito, também ajudam a transformar seu texto em um conteúdo escaneável.
URL: Precisa ser amigável, não conter números, deve conter a palavra-chave, e não precisa ser “gigante”.
Links: Quando outro site, que tenha uma boa reputação e esteja alinhado com a sua temática inclui links que direcionam a audiência dele para o seu conteúdo, sua autoridade tende a aumentar, assim também seu tráfego orgânico, essa prática é chamada de backlinks.
O Google entende que se outro site te recomenda, certamente seu conteúdo é bom, quanto mais recomendado for, mais bem ranqueado ele tende a ficar.
Use links internos, redirecionando o usuário para dentro do seu próprio site quando citar um assunto que já tenha outro conteúdo pronto, pois é uma forma da sua audiência se manter mais tempo navegando por ele.
Seu site precisa ser responsivo…
Existe uma grande chance de você estar lendo esse conteúdo através de um dispositivo móvel, acertei novamente?
De acordo com o site Tudo Celular, 91% do tempo de acesso a internet no Brasil são feitos por dispositivos móveis.
Assim sendo, ter um site que possibilite uma ótima navegação nos celulares e tablets, é inegavelmente um fator importantíssimo para o Google.
Vamos falar de palavras-chave?
Lembre-se que o principal objetivo da inteligência artificial do Google é oferecer sempre a melhor e mais relevante resposta para a pergunta do usuário.
Ao realizar uma pesquisa, uma palavra-chave ou “Keyword” é digitada no campo de busca, logo, para que o robô apresente seu site, seu negócio e seu produto como resposta e solução para sanar aquela necessidade, você precisa ter definido uma estratégia de palavra-chave, que esteja de acordo com o contexto de otimização para mecanismo de busca.
Definir uma palavra-chave principal, que precisa estar presente, como já citado anteriormente, nos títulos, subtítulos, URL, e ao decorrer do seu material, é um critério indispensável, porém, o excesso das “Keywords” não é bem-visto pelo robô do Google que pode, inclusive, penalizar o seu site por este motivo.
Uma forma de atender a este requisito sem ser “castigado” é usando variações e sinônimos.
Existem as head tails: que são mais genéricas, têm um número maior de buscas, assim como uma maior concorrência, exemplo: “Marketing”.
E long tails: com menos buscas, são mais específicas e apresentam menos concorrência, exemplo: “Estratégia de Marketing para empresas de Logística”
Existem empresas que pagam por palavras-chave, então para saber qual o volume de busca, quanto essa palavra está valendo em média, ou até mesmo, obter sugestões de variações, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas que possuem, entre outras funcionalidades, as seguintes:
Outras ferramentas que facilitam e automatizam sua estratégia de SEO
Poder contar com a tecnologia para agilizar e facilitar nosso dia a dia é algo realmente animador, cada vez mais empresas vêm aderindo a estratégia de otimizar seu site e seu conteúdo para os mecanismos de buscas.
Para ajudar nessa tarefa, algumas ferramentas são capazes de desenvolver um trabalho bem completo, apontando os principais pontos positivos, críticos e de melhoria para que seu site esteja perfeitamente alinhado com essa estratégia e comece a dar resultados promissores.
Dentre elas, citamos o RD Station Marketing uma plataforma completa de automação de Marketing Digital que possui entre suas diversas funcionalidades, justamente a de SEO.
Entendeu a importância do SEO?
A tendência na internet é que tudo cresça: as buscas no Google, as ofertas, a concorrência e que a inteligência artificial se torne cada vez mais evoluída e exigente, enfim… Mas o que você realmente espera que cresça é o seu negócio, não é mesmo?
Se sua empresa está na internet com um site onde você oferta seus produtos e serviços, busca reconhecimento de marca e alcançar melhores resultados.
Já deve ter percebido que não é nada fácil acompanhar esse volume tão grande de novidades tecnológicas,
Mas é indiscutível que para ter sucesso no mundo digital, é preciso sim, de alguma forma, estar atualizado.
O SEO é justamente uma estratégia para atingir esse sucesso: seu conteúdo ganha destaque nos mecanismos de busca, sua empresa é encontrada por um número gigante de pessoas, ganha destaque e sai na frente dos seus concorrentes.
Então, vamos começar sua estratégia?
Agora que você tem uma ideia do que é SEO, como funciona e sua importância, deve ter pensado que se a sua página não estiver otimizada para os mecanismos de busca, você pode estar perdendo valiosas oportunidades de negócio, e você está certo!
Não é um trabalho fácil, aqui citamos apenas alguns dos principais pontos dessa estratégia, porém existem outros diversos, ainda mais técnicos e até mesmo um tanto quanto complicados, pois é algo que se atualiza a todo tempo.
É preciso tempo, dedicação e experiência para ter sucesso em SEO, mas, no fim, vale o esforço.
Aqui, na Nell Comunicação 360, contamos com um super time dedicado a desenvolver conteúdos que atendem todos os principais critérios de ranqueamento, realizam as otimizações necessárias nas páginas dos sites e criam conteúdo que trazem resultado.
Montamos uma estratégia completa e personalizada de acordo com as suas necessidades. Venha tomar um café conosco para saber mais sobre como o SEO pode ajudar a alavancar seus negócios na internet.