Blog

       

Transbordamos criatividade e conteúdo, e queremos compartilhar com você!

A assessoria de comunicação no gerenciamento de crise na Logística e Comex

O que fazer quando um navio afunda ou se um caminhão cheio de cargas sofre um acidente na estrada? Como comunicar isso aos seus clientes, fornecedores ou imprensa? Veja o guia de dicas que a Nell preparou para o seu negócio.

No dia 23 de março de 2021, o mundo foi surpreendido com uma notícia inesperada: o Navio Mercante Ever Given encalhou no Canal de Suez. Até então, tanto o navio quanto a via náutica eram desconhecidos por milhares de pessoas que não fazem parte de nenhum braço da Logística ou do Comércio Exterior ao redor do mundo. Mas pouco tempo depois, vários países já sofriam com a falta de algumas peças ou matérias- primas que estavam lá, encalhados junto com o navio nas mediações do Egito.

Mesmo com as diversas manobras para desencalhar o monstruoso cargueiro e até mesmo após o sucesso, no final do mês de março, o País detentor do canal chegou a cobrar US$ 1 Bilhão para liberar o navio sob a justificativa de compensar os danos causados em uma semana de bloqueio da rota por onde passam cerca de 12% da economia mundial.

Toda esta introdução serve para refletir a gravidade do problema e dos impactos que uma crise na Logística e no Comércio Exterior podem gerar para inúmeras empresas transportadoras, aduanas, importadores e exportadores, e, consequentemente, aos países e suas relações internacionais. Para quem atende ao mundo inteiro, nada pode – e nem deve – ser visto como pequeno ou irrelevante. Você mesmo deve saber ao dor de cabeça que se tem quando um único dia de atraso aparece na rota.

É nesse sentido que a Assessoria de Comunicação aparece como um serviço quase que essencial para empresas que precisam saber lidar com estes problemas exatamente no momento que eles acontecem, afinal, criar um comunicado que diminua os impactos negativos e não atinjam o nome da sua empresa ou serviço  de forma negativa, pode até parecer algo impossível – e não é.

Então como uma Assessoria de Comunicação no gerenciamento de crise na Logística e Comércio Exterior?

Listamos abaixo as 3 principais formas que um serviço de assessoria pode oferecer ao seu negócio. Veja:

1) Relatórios

Mensurar resultados da forma como sua empresa está se comunicando com o mercado, com seus clientes e parceiros, gerar dados a partir de clipping, análise de palavras-chave e até mesmo a utilização de ferramentas de monitoramento do Marketing Digital são algumas das formas que as assessorias podem mostrar como o seu negócio está se saindo.

2) Media Training

Treinar um porta-voz da empresa para que ele fale e se expresse exatamente da forma como se espera, reunir e repassar informações importantes para cada tipo de entrevista ou matéria, e ainda estudar a forma como determinada postura vai impactar quem estará vendo são atribuições deste serviço oferecido por uma assessoria de comunicação.

3) Gerenciamento de Crise

O serviço mais procurado e o que menos esperamos receber, afinal, aqui é preciso ter muito pé no chão para diminuir qualquer efeito negativo que determinado acontecimento pode gerar. Aqui entra a gestão completa do caso, com foco no menor impacto para o cliente da empresa, o posicionamento quando necessário, o acompanhamento na internet e redes sociais, e tudo mais o que se pode fazer para evitar que seus danos e perdas sejam maiores.

Viu só como um ótimo serviço de Assessoria de Comunicação é importante para os dias atuais? Quando tudo isso ainda é feito por uma agência que atua há 14 anos no atendimento de clientes exclusivamente dos setores da Logística e do Comércio Exterior, ainda é muito mais confiável.

Por isso, a Nell 360 Comunicação Integrada disponibiliza ao mercado toda sua expertise em Marketing, Publicidade e Assessoria de Comunicação para quem precisa, oferecendo ao cliente serviços com base em estratégia de mercado e foco ajustado. E para conhecer tudo isso, basta entrar em contato agora com nosso time de Atendimento! Clique aqui e comece a pensar no futuro do seu negócio, preparando-se para todas as situações que são inerentes ao seu dia a dia.