A importância do Marketing Digital
Nos dias atuais é muito comum nos depararmos com pessoas conectadas na maior parte do tempo, seja nas redes sociais, ou até mesmo em buscadores, sites, blogs, entre outros. O avanço da tecnologia estreitou este laço com o mundo digital, o que fez com que as técnicas de marketing também se adaptassem para este universo.
Mas afinal qual é a importância do marketing digital?
Antes de explicarmos sobre esta nova estratégia, vamos entender um pouco sobre a importância do marketing no mundo dos negócios. Resumidamente, o conceito define um conjunto de ações para divulgar um produto ou serviço e estas estratégias são utilizadas a partir da análise dos seus consumidores.
Já o marketing digital são estas ações realizadas por meio de plataformas digitais para promover o seu produto ou serviço online.
Planeje, sempre!
No entanto, para dar este novo passo no marketing da sua empresa é preciso em primeiro lugar, planejamento. Muitas pessoas não alcançam o sucesso esperado no mundo digital, com as mesmas desculpas: Não tenho tempo. Onde devo publicar? Como conseguir mais seguidores? Como posso converter os meus leads em clientes? E outras dúvidas que pairam a respeito do assunto.
A primeira etapa da sua estratégia de marketing digital deve ser a partir da definição do seu público-alvo. Ou seja, é preciso segmentar e compreender qual canal adequado para a sua mensagem.
O que queremos te dizer é que, não basta compreender apenas os conceitos de marketing digital, a sua estratégia deve estar alinhada com os propósitos da sua empresa, produto ou serviço. Há inúmeras ferramentas que podem te auxiliar, porém é o seu plano de marketing que guarda o segredo do sucesso.
Dê importância ao conteúdo
Se você tem um site ou até mesmo um blog, como está o conteúdo, os textos são atrativos? Você tem utilizado técnicas de SEO para otimização nos motores de busca? Se você ficou em dúvida na hora de responder estas perguntas, talvez seja necessário rever o conteúdo.
Você sabia que, quando a qualidade dos textos é deixada de lado, os resultados negativos aparecem rapidamente. Automaticamente você perde seguidores, recebe críticas publicamente e perde credibilidade.
Além disso, lembre-se que as pessoas são bombardeadas diariamente por vários assuntos, e o que pode te diferenciar dos demais se dá justamente na relevância e na clareza do tema abordado.
Por que insistimos nisso? O conteúdo aliado as técnicas de SEO, por exemplo permite que sejam utilizadas palavras-chave de maneira inteligente em seu texto, e o resultado disto é a visualização nos principais sites de busca. Assim, o seu site fica melhor posicionado, melhorando a visibilidade e fazendo com que ele tenha mais acessos.
Ainda falando sobre o conteúdo, temos a periodicidade. É preciso ter um cronograma, inclusive com os horários das postagens em redes sociais. Caso você tenha uma fanpage no Facebook, além da inserção do conteúdo diferenciado dos seus concorrentes é preciso identificar o melhor horário para a disponibilização. Afinal, dependendo do seu público-alvo, não adianta enviar uma vez ao mês ou nas madrugadas, onde o alcance é menor.
Redes Sociais: a hora é agora!
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: a minha empresa precisa realmente investir em redes sociais?
As redes sociais são grandes aliadas como estratégias de marketing digital, pois além das ferramentas de divulgação, elas possuem outras funções como assertividade. Já que você pode escolher exatamente o perfil do cliente que quer alcançar, selecionando a faixa etária, interesses e entre outros.
É lá que você irá visualizar quais pessoas interagiram com as suas campanhas, através de relatórios detalhados que apontam quem são os seguidores, de onde vieram e quais publicações tiveram o maior número de visualizações, devido a relevância. Sendo assim, você poderá segmentar cada vez mais o seu público-alvo, acompanhar em tempo real o perfil da sua empresa e fortalecer as estratégias de construção da sua marca.
Acredite, o investimento dessas técnicas em sua empresa é garantia de sucesso. Por isso, se você pretende alinhar as estratégias de marketing digital, a Nell 360 conta com profissionais focados em lhe proporcionar de forma planejada e estratégica, a melhor experiência de marketing pensando no seu cliente.