A importância do Marketing na Logística durante a pandemia
Entenda como empresas de Logística e do Comércio Exterior cresceram durante a pandemia com a aplicação de técnicas de Marketing.
Que a pandemia afetou negativamente diversos setores da economia do mundo inteiro, isso não é novidade para ninguém. Em contrapartida a esse movimento, a Logística e o Comércio Exterior foram dois dos poucos mercados que obtiveram bons resultados mesmo diante de tantos desafios e investimento na preservação da saúde dos colaboradores envolvidos.
Foi nesse movimento que o Marketing voltado para estes dois setores representou grande influência, principalmente no que diz respeito ao efetivo alcance de resultados. Não foram poucas as empresas que se viram obrigadas a investir nesse serviço para alcançar seus clientes e aumentar os negócios.
Antes de vermos como o Marketing pode fazer isso por essas empresas, separamos alguns dados que comprovam esse crescimento importante. Veja:
- Desde o início da quarentena, levantamentos mostram uma alavancagem de 400% na abertura de lojas virtuais brasileiras;
- No país, até meados de abril de 2020, o número de compras on-line já havia sido ampliado em 387%;
- Com tal crescimento do e-commerce no Brasil, o país já figura na cena do comércio eletrônico mundial, ocupando a 10ª posição do ranking, de acordo com a Business;
- Nos últimos 20 anos, o Brasil investiu uma média de 2% do PIB em obras de infraestrutura;
- O aumento da gasolina, que representou um acumulado de quase 30% em 2019 e mais 17% em 2020, é o principal fator que influencia no custo de transporte pelo país;
- O Agronegócio foi responsável pelo aumento do PIB do Brasil em 2019, chegando a 21% da produção nacional, e representou, em 2020, 48% das exportações, movimentando mais de US$ 100 bilhões.
Agora você deve estar se perguntando: o que o Marketing tem a ver com tudo isso? E a nossa resposta é simples: tudo!
Além de fazer os nossos produtos conhecidos mundo afora, o Marketing também influencia a balança comercial daqui de dentro, fazendo transportadoras e empresas de logísticas conhecidas, intermediando a relação entre empresários que precisam importar ou exportar, e atraindo novos compradores para o Brasil. Para isso, algumas ações são peça-chave, como:
- Alta influência nas redes sociais, através de conteúdos criativos e informativos, que mostram domínio no serviço;
- Aumento da relação de parceria entre o empresário e a empresa de logística através de e-mails direcionados a públicos específicos;
- Atração de novos clientes através de textos otimizados para os mecanismos de busca;
- Remarketing para se relacionar com pessoas que já se interessaram algum dia pelo seu produto ou serviço;
- Links e publicações patrocinadas, e muito mais!
Tudo isso pode facilmente ser manipulado por agências de Publicidade que dominam o assunto, e é por isso que a Nell Comunicação 360 disponibiliza ao mercado toda sua expertise na área do Marketing, somado aos mais de 14 anos atendendo clientes especificamente do ramo da Logística e do Comércio Exterior. Quer conhecer nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato com nosso time de Atendimento e comece já a aplicar táticas valiosas para atrair novos clientes ao seu negócio!