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A sua empresa está preparada para o Marketing 4.0?

O Marketing já passou por diversas transições ao longo dos anos, isso porque está sempre se adaptando, principalmente, ao perfil do consumidor e às mudanças em sua forma de adquirir produtos e serviços. E caso você não esteja atualizado com a evolução do marketing, nós te apresentamos sua versão mais atual, o Marketing 4.0. Se você nunca ouviu falar desse termo ou ainda não entendeu completamente do que se trata, sugerimos que leia esse artigo até o final, para manter sua comunicação eficaz e competitiva no mercado de Logística e Comércio Exterior.

As diferentes fases do Marketing

Uma grande referência quando falamos em Marketing é o professor, consultor e pesquisador sobre o tema, Philip Kotler, criador da “bíblia” Administração de Marketing e do mais recente best seller “Marketing 4.0” e nele nos baseamos para explicar um pouco sobre todas as mudanças. Para falarmos do significado e da importância do marketing 4.0, é essencial entender como chegamos a essa última fase. Voltamos no tempo para pontuar as principais características das versões 1.0, 2.0 e 3.0.

Marketing 1.0

O marketing surgiu no século 19 e em sua fase inicial era focado no produto. Naquele momento a indústria “inventava” soluções, contando apenas com suas decisões e possibilidades de criação e produção. Posteriormente os produtos eram oferecidos ao público sem o investimento prévio em pesquisas de necessidades do público-alvo, contando apenas com os atributos do produto oferecido.

Marketing 2.0

Em sua segunda fase o marketing já apresentava um formato mais similar ao que conhecemos hoje, ou seja, um pouco mais focado no cliente. Com a proliferação de empresas e marcas, a concorrência se tornou mais acirrada, fazendo com que o foco se voltasse aos interesses do cliente, para tentar fidelizar públicos pertinentes a cada negócio.

Marketing 3.0    

O marketing em sua terceira fase continua a tendência trazida pelo marketing 2.0, mas aperfeiçoa a seu foco no cliente enxergando-o também como ser humano, não apenas como consumidor. Isso significa entender suas “dores” e suprir suas necessidades com seus produtos. Palavras como: colaboração e cultura, fazem muito mais sentido nesta versão. Nesta fase o marketing integra de forma essencial o planejamento estratégico da empresa, para alinhar expectativas de consumidores e o que a empresa poderá entregar como solução.

Marketing 4.0

E por fim, em sua versão atual, que é tema do nosso artigo, temos a evolução do marketing que se relaciona diretamente com: ações digitais e web. Com a influência trazida pela tecnologia da informação e pela internet, o Marketing 4.0 chegou com o lema de inclusão digital, destacando ações de engajamento. Neste momento uma empresa de sucesso que se comunica bem com seus clientes, tem um relacionamento de parceria com eles, nutrido por canais de divulgação online.

Já não basta entender as necessidades e adequar o produto ou serviço, é preciso compartilhar da mesma filosofia e ideias de seu público.

O Marketing 4.0 tem o desafio de impactar as pessoas com ações que sejam inovadoras e complementares ao seu dia a dia. Com a grande quantidade de estímulos recebidos diariamente pela internet, em diferentes plataformas, é preciso estar sempre um passo à frente em estratégias, para que sua empresa seja lembrada por seus potenciais clientes.

Pensando nesta nova forma de fazer marketing, separamos algumas dicas de como a sua empresa de Logística e Comércio Exterior pode se destacar com o Marketing 4.0, baseado no marketing digital.

Aposte em experiências

O social se tornou tão ou mais importante do que o individual. Com a quantidade de “likes” e compartilhamentos que vemos nas redes sociais, já podemos entender que para ter sucesso com seus clientes, a interação deve ser uma verdadeira experiência para ele. Dentro do mercado de Logística esse tipo de impacto pode ser gerado por meio de eventos, palestras, workshops, visitas a portos e terminais e tudo o que valorize e enriqueça a sua parceria com o seu cliente.

Humanize a sua companhia

A autoridade da sua empresa atualmente é medida por uma balança entre bons serviços prestados e pela interação com seu público. Ter uma imagem fria e formal não faz com que os clientes valorizem mais os serviços oferecidos, pelo contrário… Tratar com pessoas, falar sobre pessoas, entender os negócios a partir de perspectivas humanas, esse é o caminho para fazer sucesso nos dias de hoje. O tipo de comunicação utilizada é de suma importância para alcançar esse tipo de resultado.

Gere conteúdo relevante

Acredite, em qualquer setor de atuação sempre será válido ter um bom conteúdo. Se você não tiver como entregar informações de valor – cases de sucesso, boas postagens em redes sociais e artigos enriquecedores em um Blog ou na sua timeline do Linkedin – dificilmente conseguirá atingir a parcela mais qualificada do seu público-alvo.

Se você entende a importância de todas essas ações, mas não sabe por onde começar, conte com uma agência de comunicação, ou aposte em um setor de marketing especializado. O importante é garantir que sua empresa esteja sempre antenada com as tendências do marketing e da comunicação.

 

Nós da Nell Comunicação atendemos clientes da área de Logística e Comércio Exterior há mais de dez anos e acompanhamos as novidades do setor para garantir uma comunicação sempre dinâmica e engajada, gerando os resultados esperados por nossos parceiros. Agende uma call ou um café conosco e poderemos falar mais sobre essas novas estratégias do Marketing 4.0.