Branding: a Gestão Perfeita da sua Marca
Branding é um termo muito famoso quando se trata de publicidade e marketing, mas nem todo mundo entende perfeitamente como ele pode ser utilizado na divulgação de uma marca. O Branding envolve, desde a criação da marca, até o planejamento de ações cotidianas de marketing e comunicação.
Do que é formado o Branding?
Branding é um mix que engloba: a criação e o conceito da sua marca, sua identidade visual, seu posicionamento no mercado, seu planejamento de ações e as suas as estratégias de divulgação. Com a execução correta deste conjunto você encontra a gestão ideal para a sua marca.
Será que você está tratando bem a marca do seu negócio?
Esta é uma dúvida que muitos empresários e diretores de empresa carregam. Primeiramente é preciso entender o valor de uma marca. Ela não se resume ao logotipo, ao slogan, às cores utilizadas ou ao site da empresa.
Sua marca é tudo o que remete ao seu negócio e seus produtos, por isso a gestão de todas essas peças é fundamental para o sucesso e a boa propagação da sua oferta no mercado. É importante falarmos sobre o DNA da marca, pois o conjunto inicial do seu Branding, que cria a sua identidade, deve se manter, ou seja, mesmo com campanhas de temas variados e sazonais ou com propagandas “diferentonas”, sua marca deve ter algo que a defina e faça com que seu público saiba que o seu negócio está por trás daquela comunicação.
Isso é o que chamamos de DNA da marca, as escolhas do início da sua marca se perpetuando e dando o toque único a tudo o que você definir como estratégia de marketing.
Identificação, representatividade e empatia
Essas três palavras dizem muito quando falamos de marca. Isso porque seus produtos são comprados por que representam algo para o seu público, seus serviços entregam também a sua filosofia e os valores divulgados em seu site ou no seu manual da marca, estão vivos e pulsantes em tudo o que você oferece ao seu consumidor.
Sua meta deve ser a presença constante na mente do seu consumidor e isso não é nada fácil com a grande concorrência em qualquer mercado atualmente. Você deve ser uma solução, uma alternativa eficaz para entregar produtos e serviços que façam sentido para o dia a dia de seus clientes.
O Branding é importante para que o consumidor se torne cliente pela identificação com a empresa, e com a marca e isso só acontece com a boa gestão das ações e da manutenção constante delas. Em contrapartida é preciso fazer estudos de mercado e de público-alvo, para que a linguagem utilizada na comunicação seja adequada.
Desta forma seu público estará sempre próximo e se sentirá confortável em falar sobre você e divulgar de forma “orgânica” a sua marca, apenas com o que se chamava antigamente de boca a boca.
Como fazer o Branding acontecer?
Dentro do planejamento de Branding existem alguns pilares essenciais que podem ser executados pelos setores de Marketing e Criação da sua empresa, envolvendo um pouco de Conteúdo e TI, ou ainda, feitos por uma agência de comunicação especializada no assunto.
No site da Nell, por exemplo, identificamos os passos iniciais para o Branding (a alma do seu negócio) e definimos como: “Objetivamente, uma ciência de construção e gerenciamento de marcas, uma experiência completa entre a marca e o consumidor, integrada à sociedade”.
Essas são algumas sugestões de como começar:
- Criação de logotipo;
- Identidade visual;
- Criação de cartões de visita e papelaria;
- Criação de mascotes e personagens;
- Envelopamento de frota e adesivação de veículos;
- Desenvolvimento de conteúdo para site;
- Desenvolvimento de conteúdo para redes sociais;
- Criação de brindes personalizados.
Esses são alguns dos tópicos que vão ajudar a dar corpo e vida para a sua marca, com a ajuda do Branding.
Sucesso e reconhecimento da marca
Se você já passou pelos passos iniciais, agora precisa identificar se sua marca é reconhecida e se está no caminho certo, é possível conseguir essas respostas por meio de indicadores e pesquisas.
Você precisa descobrir se a sua marca está:
- Representada de forma autêntica. Para que isso aconteça defina valores objetivos e de fácil entendimento.
- Sendo relevante na vida de seus consumidores.
- Se destacando diante da concorrência.
- Sempre presente nos locais onde seu público-alvo está ou acessa.
- Sendo entendida e dizendo claramente a que veio e o que propõe.
- Atendendo às expectativas.
Com essas respostas você conseguirá medir o seu sucesso. E como no tópico anterior, você pode contar com a ajuda de uma agência ou consultoria em marketing com experiência em Branding, para que seus esforços sejam revertidos na gestão perfeita da sua marca.