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Como Funciona o Google Ads?

Saiba como aparecer nos principais resultados quando as pessoas precisam de referências para o que procuram.

A internet tornou-se a principal ferramenta de busca para compras, dúvidas, educação ou qualquer outra pesquisa, é comum até escutar a frase “procura no Google”, consequentemente, as empresas querem ser a referência que aparece na hora desses questionamentos.

Pensando na importância da sua empresa, sabemos que administrá-la corretamente é um trajeto fundamental para obter resultados concisos e, hoje em dia, muitas empresas e marcas querem aumentar sua presença no mercado, bem como no meio digital, mas não sabem muito bem como fazer isso. Uma ferramenta que faz a diferença nisso, além do fato de ser uma das mais importantes é o Google AdWords, mais conhecido como Google Ads.

Trata-se de impulsionar as marcas no Google, com campanhas que dão a oportunidade de formarem novos negócios, já que a plataforma de anúncio do Google leva à uma visibilidade e alcance maior para as marcas quando os leads fazem alguma pesquisa sobre algo que desejam consumir.

Veja a seguir como funciona essa importante ferramenta que pode fazer a sua marcar se destacar!

O Google Ads é uma ferramenta on-line para fazer anúncios com links patrocinados.

Quando uma pessoa busca algo no pesquisador, sua empresa ou serviço pode aparecer para ela mediante publicidade com base nas palavras-chave durante a pesquisa.

A diferença dessa plataforma para outras que também fazem anúncios on-line, é poder segmentar sua publicidade e atingir um público específico com base naquilo que é procurado e, posteriormente, mensurar seus resultados.

Para atrair os consumidores, os anúncios são feitos estrategicamente, podendo ser posicionados no topo ou rodapé da página, em formato de banner ou vídeo colocados em sites parceiros do Google, bem como no Google Shopping, ou apenas com a exibição de informações específicas, para dar um gatilho que o levará para o Call to Action (CTA, em português, Chamada para Ação).

Todavia, o que a maioria almeja é chamar a atenção e aparecer sempre nas primeiras posições para assim, aumentar as conversões em sua página, mas com algumas mudanças, a plataforma está mais vantajosa principalmente para os leads, que podem encontrar aquilo que desejam mais facilmente através dos anúncios mais relevantes e qualificados de acordo com a sua pesquisa de palavras-chave.

Já para anunciantes, é preciso pensar em palavras-chave bem definidas para seu Custo por Clique (CPC) valer a pena, visto que outras empresas também podem aparecer na mesma pesquisa, mas tendo destaque mais relevante por ter investido um valor maior na ferramenta. Por isso, é importante otimizar sua publicidade como um todo, com conteúdo de qualidade e significativo, para, assim, conseguir gerar leads mesmo que com custos menores ou de forma orgânica.

Os anúncios e preços não são atualizados automaticamente, então é preciso que você faça suas alterações e atualize manualmente para continuar sendo encontrado e manter sua relevância, uma vez que a campanha vai ao ar rapidamente no instante em que os parâmetros da campanha são definidos com base nos seus objetivos como: público-alvo, estudo das palavras-chave, localização, a verba que pretende investir e o plano de ação que você quer que o lead tenha.

Agora você vai acompanhar, com mais detalhes, cada aspecto que envolve o Google Ads.

Orçamento da Campanha

Você pode realizar uma campanha de forma orgânica, ou seja, sem investir um valor nisso, porém seus resultados de alcance podem ser menores e para conseguir um alcance mais eficiente, será preciso investir na otimização da sua publicidade, como citado. Já aqueles que estipulam um valor, há a possibilidade de mudá-lo a qualquer momento, podendo até deixá-lo orgânico caso tenha atingido seu objetivo ao analisar as mensurações, sendo uma das vantagens do Google Ads, além do fato de ser cobrado apenas quando houver cliques.

Segmentação

Como informamos, as campanhas do Google podem ser segmentadas para, desse modo, criar um anúncio específico para a segmentação de público escolhida.

A escolha do público-alvo é primordial, porque é exatamente a pessoa que você deseja atingir. Neste ponto há o acesso de uma variedade de usuários, onde é possível escolher o que representa sua marca e exibir seus anúncios tanto nas buscas do Google quanto em sites que possuam espaço para propagandas do Google.

Além do público, sua estratégia permite que você selecione outros pontos como:

  • Palavras-chave

Os usuários conseguem visualizar anúncios que aparecem de acordo com as pesquisas deles no Google, podendo ser só palavras, expressões, frases e o histórico de navegação, por isso, esta estratégia precisa ser pensada cuidadosamente.

  • Tópicos

Conhecidos como Topic Clusters no marketing digital, aqui é possível escolher alguns tópicos específicos, onde poderão ser exibidos em sites que tratam daquele assunto, além da possibilidade de escolher um canal para anunciar.

  • Demográficos

Este tópico se enquadra ao anterior, visto que são as informações específicas do seu público-alvo que podem ser escolhidas pelo Google Ads como idade, localização, gênero, idioma, entre outras. Com isso, há também a possibilidade de programar sua campanha para ela subir num determinado horário e data, sendo possíveis saber por meio da mensuração do horário em que o possível lead costuma estar conectado, – bem como por qual tipo de dispositivo ele costuma fazer acessos – para ajustar a campanha para mobile por exemplo.

É possível segmentar em vários aspectos para criar campanhas eficazes e que deem o retorno esperado.

Tendo controle da campanha, fica mais fácil saber quais anúncios ganham mais cliques e quais não conseguem uma boa performance, permitindo avaliar melhor seus investimentos por meio de relatórios de desempenho e da mensuração dos resultados, que dispõem do ROI (Retorno Sobre Investimento), avaliação do tráfego, do conhecimento da marca, das vendas, das conversões, etc., dando a possibilidade de saber o que pode ser melhorado e/ou ajustado e direcionar a verba para ações que tragam resultados convictos.

Apesar do valor investido ser um fator importante, não é só isso. O Google possui uma métrica que alia o valor com a qualidade do anúncio, dando sua devida relevância.

Passo a passo para usar o Google Ads

  1. Acesse o site do Google Ads, ads.google.com, e vá ao botão “Começar agora”;
  2. Depois faça o login com a sua conta Gmail, seja pessoal ou profissional;
  3. Nessa página, já será possível escolher o modo “Especialista”, caso seja um profissional de marketing digital. Para iniciantes, é recomendado usar o modo “Inteligente” e vá para o próximo passo;
  4. Insira um site que será direcionado para as pessoas e vá para a “Próxima”;
  5. Selecione a sua meta de publicidade e novamente vá para “Próxima”;
  6. Insira os textos do seu anúncio, aqui deve ser algo estratégico, pois você também tem a opção de adicionar um contato. Prossiga em “Próxima”;
  7. Neste passo você colocará as palavras-chave relevantes para o seu negócio, pense na forma como o cliente pode chegar até o seu serviço ou produto. Há a possibilidade de escolher sugestões no campo “Temas de palavra-chave sugeridos”, e adicionar novas opções em “Novo tema de palavra-chave”. Selecione o idioma “Português” e vá em “Próxima”;
  8. Essa é mais uma das etapas fundamentais, você definirá corretamente as segmentações, como dados específicos de endereços, podendo ter alcance global ou local, vai de acordo com a sua decisão. Depois, novamente vá em “Próxima”;
  9. Defina o orçamento inicial da sua campanha, há opções recomendadas, mas você também pode colocar seu próprio valor. Feito isso, vá de novo para “Próxima”;
  10. Verifique se está tudo correto e finalize em “Próxima”;
  11. Insira as informações da sua empresa, dados para contato, país e fuso horário;
  12. Para finalizar, vá até o fim da página e escolha “Pagamentos automáticos” ou “Pagamentos manuais”, insira e depois vá em “Enviar”.

Neste último passo, recomenda-se o automático, pois é debitado automaticamente do cartão de crédito.

Este tutorial é mais específico para o modo “Inteligente”, você pode alterar para “Especialista”, no entanto, ao fazer a troca, não há como voltar para o modo “Inteligente”.

Sua primeira campanha está pronta!

O Google Ads fornece relatórios, insights e até dicas para você monitorar a evolução da sua campanha e otimizar seus anúncios com a mensuração.

Com o seu anúncio ajustado com base no resultado que você procura, o Google Ads te ajudará a chegar em seu objetivo de publicidade, como receber mais chamadas na sua empresa, atrair mais visitantes para sua loja, direcionar pessoas para seu site, ou qualquer que seja sua meta.

Crie seu anúncio com um Especialista

Como você viu no passo a passo, para seu anúncio de Google Ads ser um sucesso é preciso pensar numa estratégia ideal e para isso você pode contar com os especialistas da Nell 360, para pensar em estratégicas que otimizarão sua campanha, sem perder valiosas oportunidades de negócio.

Temos profissionais experts em marketing digital que podem te ajudar em todos os processos para alavancar seus resultados, além disso, somos especializados no segmento de comércio exterior e logística, portanto, sua estratégia de tráfego pago será personalizada de acordo com as suas necessidades e seu negócio direcionado para o público-alvo e lead ideais.

Entre em contato com a Nell 360 para saber mais sobre os serviços que vão destacar sua marca no maior site de buscas.