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Marketing de Conteúdo é a Rota para o seu Sucesso. Duvida?

O Marketing de Conteúdo é parte essencial para as estratégias de Marketing Digital, isso porque ele possibilita o engajamento com o público e a comunicação direcionada de forma eficiente para os potenciais clientes de uma marca. Mas, por que toda empresa deveria desenvolver bem o seu conteúdo?

O Marketing de Conteúdo oferece informação real e útil ao invés de tentar adivinhar sobre o que as pessoas querem saber ou tentar induzi-las ao que importa para a empresa.  Esse já se torna o primeiro diferencial desse tipo de comunicação. Com ela nós devemos primeiro conhecer e entender nossas personas (personagens criados para representar diferentes públicos que devem ser atingidos pelo negócio, empresa ou marca) e só depois começar a criar material para alcançar a atenção destas pessoas.

Com a ajuda de pesquisas é possível identificar os temas de maior relevância para o seu público-alvo, traçando assim diferentes formas de conversar com essa audiência. Ter uma marca ativa na internet e com conteúdo de valor já é uma realidade e traz dados expressivos, como: 93% dos anunciantes estão usando marketing de conteúdo e 42% dos anunciantes B2B são considerados efetivos em marketing de conteúdo.

Quem eu vou ajudar com esse tipo de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo está completamente ligado ao teor educacional. Parte-se do princípio de que o seu produto ou serviço ajudará a solucionar problemas do seu público. Para que isso se torne mais plausível você começa a investir em marketing de conteúdo, em: artigos, e-books, infográficos, e-mail marketing, webnários, dentre outros formatos.

Com esse tipo de interação, abordando temas que percorrem as chamadas “dores” do seu cliente, você será capaz de cativá-lo e posteriormente despertar o interesse dele em conhecer seus serviços ou soluções.

Como colocar em prática uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Você precisa ter plataformas onde possa postar seus conteúdos, site, blog, redes sociais, assim terá maiores chances de ser “lido” por seus potenciais clientes. Um fato importante da estratégia digital e de conteúdo é a qualidade do que você for postar.

Textos e imagens pensados apenas para aparecer nos primeiros lugares das buscas do Google não funcionam, pois, o Google quer marcas que escrevem para pessoas e não para seus mecanismos.

Quando falamos em escrever para mecanismos, queremos dizer que com as técnicas de utilização de palavras-chave é possível otimizar seu conteúdo e coloca-lo em uma boa posição nas buscas do Google, mas nem sempre isso faz do seu conteúdo algo atrativo para o seu leitor.

É preciso equilibrar os seus materiais entre relevância para o seu público, técnicas de palavras-chave, links internos e externos e escrita clara e dinâmica. Desta forma você ou a empresa de marketing e conteúdo que estiver trabalhando por você, estarão começando com o pé direito a sua campanha de conteúdo na internet.

Dicas importantes na hora de criar seu conteúdo

  • Ninguém quer saber apenas da sua marca – foque em falar sobre soluções e assuntos educacionais dentro do seu setor, não utilize o conteúdo para fazer uma propaganda tradicional.
  • Seu conteúdo sempre precisará estar relacionado com as necessidades do seu público, para que você ganhe confiança, autoridade e possíveis novos clientes.
  • Os conteúdos que você dissemina devem ser valiosos. Isso significa que você não deve fazer conteúdos ininterruptamente, mas sim pensar, pesquisar, avaliar e postar apenas quando tiver certeza que será um conteúdo útil para seus seguidores, clientes e afins.
  • Faça conteúdos que têm valor a ponto de serem compartilhados em redes sociais. A certeza de que você está produzindo material rico, é perceber que as pessoas estão compartilhando seu conteúdo.
  • Crie histórias onde o cliente se torne protagonista, assim você tira sua marca de foco, mas mantém suas soluções nas histórias do cliente.
  • Otimize suas postagens para diversos formatos. Conteúdo personalizado significa que ele pode ser acessado de qualquer dispositivo.
  • Escreva do jeito como você fala, fica mais pessoal e ajuda na hora da leitura;
  • Dê autoria ao seu conteúdo. Sempre coloque o nome de quem escreveu e postou, ou crie uma identidade que vá sempre falar sobre esse tipo de conteúdo com seu público, isso cria bons laços.
  • Socialize nas redes sociais, além de ter os perfis é preciso interagir neles e mostrar que a empresa se importa em socializar e interagir com seu público.

Empresas de todos os portes e segmentos estão investindo em campanhas digitais, mas uma boa campanha de Marketing Digital sempre virá acompanhada de um conteúdo bem pensado e de grande valor para o público de seu nicho, gerando os resultados que o seu negócio busca.

Pensando em implementar o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo nos ramos de Comércio Exterior, Logística e Transportes? A Nell Comunicação atua nestes segmentos há mais de 11 anos e pode ajudar em campanhas internas de endomarketing, divulgação online, eventos dentre outros serviços. Esperamos que goste de nossos conteúdos e te convidamos para tomar um café conosco para falarmos especificamente do seu negócio.