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Marketing no Instagram: Como criar um perfil arrasador para a sua empresa

Se a sua empresa não está olhando para o Instagram como estratégia de marketing, saiba que é hora de começar! Isso porque essa é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, cerca de 23% ao ano, são números impressionantes e que necessitam o devido cuidado para alavancar o seu negócio.

De acordo com a pesquisa da Content Trends cerca de 70% das empresas estão no Instagram, número ainda distante do Facebook, onde 97% das companhias ocupam o espaço. Mesmo com essa taxa, não significa que basta apenas publicar conteúdo, ele precisa ser direcionado e fundamentalmente diferente das outras redes. Vale ressaltar que dos 700 milhões de usuários ativos, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de quem mais acessa o Instagram, então é uma ótima oportunidade para começar a produzir conteúdo relevante para os seus seguidores.

Como criar um perfil campeão no Instagram

Não vamos nos aprofundar em preceitos básicos como iniciar a conta com foto de perfil, dados sobre a empresa etc. A única dica nesse sentido é para você migrar, se ainda tem um perfil normal, para a conta comercial, onde há mais opções para métricas e promoções. Se você tem um site, não deixe de colocar o link, tudo ajuda no ranqueamento.

Outra dica que parece simples, mas que muita gente peca na hora de produzir é com relação a qualidade das imagens. A rede social é pautada pelo conteúdo visual, então fotos em baixa qualidade não são indicadas. A mesma dica vale para os vídeos.

O formato padrão é de 110×110 pixels para fotos de perfil.

Para o feed é recomendando 1080×1080 pixels. Tirando fotos pelo próprio aplicativo essa resolução já é garantida, por outros dispositivos, ela provavelmente será carregada com o formato 600×600 pixels. E para os vídeos limite-se de 3 a 60 segundos de duração no formato de 1080 pixels de largura.

Como criar conteúdo de primeira no Instagram

Se o seu perfil é consolidado ou recente não importa, o que vale é ter objetivos definidos sobre o que você quer como resultado. Perguntas como: o que a rede social pode me oferecer? Qual o meu público-alvo? Que linguagem se adequa ao meu público? São essenciais.

Publicar por publicar é uma estratégia equivocada e não surte efeito. Por isso é preciso agregar valor ao conteúdo que será compartilhado.

Outra dica importante é não fugir do seu nicho, às vezes a tentação de publicar o “meme” do momento é grande, mas pense bem se faz sentido para o seu público receber aquele conteúdo. O bom senso é fundamental.

Definir a frequência de quantas vezes você irá publicar no mês é um dos pontos de maior relevância. Para criar um público fiel, você precisa cativá-lo e fazer que interaja com os posts, assim você fideliza todo esse pessoal, trazendo benefícios de engajamento.

Mas isso não significa que não deve ser flexível só porque estabeleceu a quantidade e os dias de postagens, que deixará de divulgar ações espontâneas.

Com relação aos textos das postagens você tem um limite de até 2.200 caracteres, o que é bastante coisa, porém é indicado que seja objetivo na mensagem. Como a rede social tem foco visual, as pessoas não param para ler todo o conteúdo, ainda mais se ele estiver no modo “textão”. Seja direto e reto para cativar o público. As hashtags também são ferramentas para impulsionar de forma orgânica o seu perfil. O famoso símbolo (#) facilita a busca por temas de interesse do público-alvo. É possível inserir até 30 hashtags por post.

Vale a nota que: poluir a publicação com hashtags aleatórias ao seu conteúdo só descaracterizam o post, criando um ambiente de “spam”. Pense em torno de três a quatro hashtags por post.

Utilize as ferramentas do Instagram

O marketing é muito mais do que só colocar o conteúdo no ar e esperar que as coisas aconteçam, você precisa acompanhar de perto o processo e envolver as pessoas, principalmente o seu público.

Muitos perfis optam por não responder os seguidores, o que é algo prejudicial, se você quer engajamento, precisa instigar isso. Filtre sempre comentários que são relacionados e responda alguns dos questionamentos, ou se forem poucos, responda todos. É importante este processo, pois gera credibilidade para os espectadores. Promoções, sorteios, brindes por metas são estratégias a se pensar.

Instagram Stories

Utilize o Instagram Stories sempre que possível, mas com conteúdo diferente do postado no feed. Algumas empresas para ocupar o espaço acabam replicando a foto e isso não acrescenta informações inéditas. Você pode anunciar o mesmo serviço, produto ou informação, desde que visualmente diferente. Por mais que os stories sejam mais fáceis de acessar, porque você vê tudo em sequência, é preciso avaliar que o público do feed é diferente do stories.

Instagram Live

O Instagram Live é outra ferramenta muito boa para gerar engajamento. Obviamente você não irá utilizar o perfil corporativo para falar sobre qualquer coisa, é preciso direcionar o conteúdo, roteirizar para ser enfático e apresentar novidades. Não faça por fazer, trace estratégias e qual o resultado que espera com uma Live.

IGTV

Recentemente o Instagram inaugurou a IGTV, para conteúdo em vídeo com minutagem maior que do feed. É justamente para você aprofundar um tema, algumas empresas estão utilizando o feed para levar as pessoas até a IGTV e ter acesso ao conteúdo completo.

Métricas e Instagram Ads

Assim como o Facebook, é possível impulsionar posts e perfis para atingir o público alvo. Antes de começar, reforçamos que é preciso ter a estratégia bem traçada ou estará jogando dinheiro fora.

O principal atrativo são os valores, com pouca monetização você atinge diversas pessoas, mas sem o controle necessário, você pode estar conversando com um público alheio ao seu conteúdo.

As métricas podem ser visualizadas de forma simples pelo aplicativo, ele irá mostrar o desempenho das suas campanhas, engajamento dentro dos posts, dados relevantes para você publicar conteúdo de primeira.

O que achou do nosso conteúdo? Conte para a gente como você tem postado no Instagram da sua empresa!