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Utilize as Redes Sociais para o crescimento da sua empresa

As redes sociais já são uma certeza em nosso cotidiano e a interação entre pessoas e empresas possibilita a criação de estratégias poderosas de marketing para empresas e negócios.

Estar no Facebook ou no Instagram, por exemplo, significa estar onde seu público-alvo está e interagir com ele, demonstrando interesse em conhecer suas dores e seus problemas, o que faz com que sua marca se torne mais relevante para o seu cliente em potencial.

Separamos alguns dados que mostram o crescimento das redes sociais e as oportunidades que elas geram para o sucesso de uma empresa ou negócio.

Redes sociais no Brasil e no mundo

Segundo dados oferecidos por portais de renome como: Hootsuite e Social Media Trends, descobrimos números expressivos sobre os usuários e perfis em redes sociais pelo mundo, como por exemplo:

  • Em 2016 já haviam quase 3 bilhões de pessoas utilizando redes sociais no mundo;
  • No Brasil quase 95% das empresas possuem perfis em redes sociais;
  • Posts em redes sociais e em blogs são os mais utilizados em estratégias de marketing digital;
  • Imagens são valiosas em postagens nas redes sociais;
  • Chega a quase 60% o número de adultos usuários de redes sociais.

Com estes dados já podemos identificar o sucesso desses novos canais de comunicação, e ver claramente a necessidade de investir em conteúdo específico para divulgar um negócio ou empresa no ambiente digital.

Perfis e páginas empresariais

Ainda falando sobre dados, descobrimos estatísticas em pesquisas na internet sobre as empresas que já possuem perfis e páginas nas redes sociais.

  • Profissionais de marketing utilizam as mídias digitais para estratégias em suas empresas e afirmam ter bons resultados em vendas;
  • As empresas usam as redes com o intuito de: divulgar sua marca, engajar seu público-alvo, aumentar visitas em sites e blogs e finalmente para aumentar suas vendas;
  • O investimento em redes sociais é o menor dentre as estratégias de marketing digital.

As redes sociais se tornaram parte do planejamento de marketing digital, já que concentram um número significativo de pessoas que as utilizam, tornando redes como Facebook e Instagram, motivadores de engajamento e de aproximação entre empresas e pessoas físicas.

Uma empresa deve estar em todas redes sociais?

Pensando no sucesso de uma marca na internet e principalmente nas redes sociais, devemos estar sempre atentos ao tipo de abordagem que cada canal prioriza e no segmento de sua empresa, para relacionar a eficácia daquela rede social para suas metas.

É preciso entender a proposta de cada rede, mapear suas personas (caso não saiba o que é uma persona deixe nos comentários e teremos prazer em explicar nos próximos posts) e por fim, definir em quais canais sua empresa tem mais chances de cativar fãs, curtidas, amigos e afins. Ou seja, não é obrigatório estar em todas as redes sociais.

Todos os tipos de empresas podem estar nas redes sociais, elas as utilizarão para interação, informação, entretenimento, divulgação dos valores da empresa e por vezes, até como SAC junto a seus clientes e prospects.

Não pense que uma empresa de logística e comércio exterior, por exemplo, não terá conteúdo para redes sociais, basta que ela esteja nas redes que mais se adequam aos seus serviços.

Uma conta no twitter, por exemplo, seria mais apropriada para empresas que trabalham com notícias ou informações diárias, já que é uma rede que pede muitas atualizações. Outra dica para perfis empresariais é a adequação da mensagem, mas o que isso significa? Vamos explicar no próximo tópico.

O poder do LinkedIn

Uma rede social em constante ascensão e que traz relevância para empresas é o LinkedIn. Com um conteúdo de qualidade e que faça jus ao seu segmento e ao que a sua empresa oferece, é de grande valia ter um perfil nesta rede.

É uma forma de comunicar valores e serviços de forma sóbria, trazendo potenciais clientes para mais perto, se mostrando para futuros colaboradores e oferecendo materiais que vão aumentar sua autoridade da internet e fazer notória sua experiência em seu mercado.

Separe um tempo para explorar a rede, entender o que outras empresas estão fazendo, estudar concorrentes e ir fundo em matérias de valor, com notícias e artigos com especialidades que sua empresa domine.

Estas ações além de tudo o que foi descrito, pode ajudar a rankear seu site e aumentar o tráfego em sites, blogs e outras redes sociais.

O conteúdo ideal

Muitas empresas acreditam que estar nas redes sociais já é o suficiente para alcançar seus objetivos de marketing, mas isto é um engano.

Por isso a mensagem do seu conteúdo é tão importante… Faça pesquisas de tendências, assuntos de interesse de suas personas, muitas imagens que chamem a atenção e conteúdos bons o suficiente para que as pessoas sintam vontade de compartilhá-lo.

Nestes formatos sua presença nas redes sociais será aproveitada ao máximo, gerando mais visitantes para seu site ou blog, gerando mais interessados em sua marca e criando possibilidades de novos negócios.

Não subestime o poder das redes sociais para empresas, quando usadas com sabedoria e com planejamento, elas podem gerar muitos lucros com baixo valor de investimento.

Para saber mais sobre este ou outros assuntos que auxiliem no sucesso do seu negócio, deixe em nossos comentários sua sugestão.